top of page

Ledores no Breu

Inspirado no texto “Confissão de Caboclo” do poeta Zé da Luz e no pensamento e prática do educador Paulo Freire, o espetáculo Ledores no Breu trata das relações entre o homem sem leitura e sem escrita com o mundo ao seu redor. Histórias entrelaçadas que acompanham analfabetos em pleno século XXI, homens percorrendo distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes. Há o homem que não lê, habitante do breu, que por isso mesmo é capaz de assassinar o bem maior de sua vida. Há também outro homem que lê, mas não consegue interpretar o texto, perdendo- se num mar de palavras sem sentido. Há ainda aqueles que leem as palavras, mas não leem o mundo: são muitos os ledores no Breu.
O que é ser analfabeto em São Paulo, nos grandes cruzamentos de capitais do Brasil? Qual o valor da palavra nesse mundo em que vivemos? O que faz com que a cultura seja a porta-voz, não só de um desejo de emancipação, mas também, paradoxalmente, sirva de mecanismo de exclusão e demarcação de fronteiras sociais se apoiando em preconceitos linguísticos.
A Leitura do mundo e a leitura das letras. Nessas duas esferas de apreensão e criação do conhecimento, circulam Nossos Ledores do Breu. O Espetáculo pretende ser uma reflexão sobre as consequências do analfabetismo e, principalmente, do analfabetismo funcional. A partir de textos de Paulo Feire, Lêdo Ivo, Zé da Luz, Patativa do Assaré, Luiz Fernando Veríssimo, Frei Betto, canções de Cartola, Jackson do Pandeiro e Chico César, figuras se cruzam, histórias se embaraçam e tecem as trajetórias dessas vítimas do crime de não saber ler.

FICHA TÉCNICA

Atuação: Dinho Lima Flor

Direção: Rodrigo Mercadante

Assistente de Direção: Thiago França

Luz: Milton Morales, Dinho Lima Flor, Thiago Claro França e Rodrigo Mercadante

Trabalho de corpo e direção de ator: Joana Levi

Pesquisa dramatúrgica: Dinho Lima Flor

Concepção de cenário e figurino: Dinho Lima Flor e Karen Menatti

Iluminação: Artur Mattar

Contra regra: Cida Lima

Produção: Cris Rasec e Dinho Lima Flor

Indicação etária: Classificação livre

Duração do espetáculo: 70 minutos

Fotos de Alécio Cézar

LEDORES NO BREU

LEDORES NO BREU

bottom of page